segunda-feira, abril 12, 2010

Lembranças da minha infância

Confesso que ando um tanto melancólica, pensando nos que já não estão mais entre nós e a dor e a falta que eles nos fazem.

Sei que a única coisa que temos certeza na nossa vida é que a cada dia morremos um pouquinho até que só as nossas lembranças estarão vivas no coração daqueles que nos amam.
Como já contei aqui antes, a comida tem uma relação muito forte comigo. Os seus cheiros, sabores únicos e lembranças de momentos que não voltam mais. Vocês já pensaram como é único e maravilhoso você degustar algum alimento e este lhe transportar no seu passado, na sua infância ou um jantar romântico ou até aquele maravilhoso dia de preguiça que ficou a muito guardado no passado?
Resolvi então não deixar que algumas receitas únicas e muitas delas deliciosamente simples morressem com as pessoas que eu amo como já deixei que acontecesse antes. Portanto vocês vão encontrar vez ou outra uma receitinha que eu fiz e aprendi com as pessoas especiais da minha vida.
Espero que vocês gostem saboreiem e desfrutem de momentos inesquecíveis!
A primeira delas é um delicioso pudim de leite condensado feito pela minha tão doce avó Terezinha, uma receita que já é feita na família a mais de 60 anos, é simplesmente dos Deuses. Aliás, ela é uma das minhas inspirações de como é uma arte transformar alimento tão simples em pratos saborosos.
Ai vai...

Ingredientes

Para o pudim
• 4 ovos
• 4 Gotas de limão (não podem faltar , elas tiram o cheiro de ovo)
• 1 lata de leite condensado
• 1 e ½ lata de leite
• 1 colher de sopa de farinha de trigo
• 1 forma para pudim com banho Maria

Para a calda
• 2 xícaras de café de açúcar refinado
• 1 xícara de chá de água

Preparo do pudim
Bata os ovos com as gotas de limão no liquidificador.
Acrescente o leite condensado, o leite e a farinha.
Bata tudo muito bem.
Unte a forma com o caramelo.
Despeje o pudim e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos.
Deixe esfriar e coloque por algumas horas na geladeira.
Desenforme na hora de servir.

Preparo da calda
Coloque o açúcar em uma panela e vá derretendo até ficar com a cor de caramelo, adicione a água e deixe ferver, cuidado para não virar puxa ou queimar.

Nenhum comentário: